quarta-feira, 9 de novembro de 2016

SIstemas de Regras!

Hoje, discutiremos sobre sistemas em geral. Meu Jogo, Minhas Regras, semana 2

Semana passada falamos sobre a necessidade de haverem regras no jogo de RPG. Para a sorte de todos nós, amantes desse hobby, não precisamos criar sistemas de regras completos, a menos que essa seja a sua intenção.
Existem vários sistemas consagrados no mercado, esperando para serem eleitos como sistema de jogo da sua aventura. Cada sistema tem um foco e um tema, cada um tem seus pontos fortes e fracos. E o mais importante, cada um oferece um conjunto completo de regras para cobrir a maior quantidade possível de situações em aventuras do tema que propõem. Uma exceção fica por conta dos sistemas genéricos, que apresentam conjuntos de regras para serem aplicados em qualquer forma de ambientação, conforme o desejo do Mestre em seu processo de criação de aventuras.
Quando você for escolher um sistema de regras, é importante ter em mente que tipo de aventura que você vai jogar, se sua aventura vai ter um tom absolutamente fantástico e cinematográfico ou se o tom de realismo vai dominar, se os Jogadores poderão fazer parte do processo da narrativa (narrativa compartilhada ou semi-compartilhada) ou se seus personagens serão apenas agentes nos processos geradores da narrativa do Mestre. Enfim, o sistema tem que se adequar às suas necessidades.
E após escolher um sistema é importante aprende-lo. Jogadores precisam dominar as partes de criação de personagem e suas mecânicas. Mestres tem que dominar todo o sistema, pois a eles cabe a função de ser o "gerador do mundo" de aventura. E principalmente, o Mestre invariavelmente vai acabar adaptando uma ou outra regra do sistema para fazer o jogo fluir melhor em sua mesa, ajustando-o ao seu grupo.
Com o sistema na escolhido, é só jogar. Mas tem um detalhe, ninguém deve se prender a um único sistema de regras. Use um sistema em uma aventura, depois experimente outros. A cada sistema aprendido o grupo cresce mais e existem conceitos que não englobam mecânicas de regras que valem em qualquer situação. Com isso em mente, aprender diversos sistemas ajuda a refinar ainda mais a diversão da mesa. E, como eu sempre escrevo, diversão é o foco o RPG.
Então escolha um sistema e jogue, depois escolha outro e jogue também. Repita o processo. Não tenha medo de voltar a jogar sistemas que já foram jogados antes. Se foi bacana jogar aquele sistema, então vale o repeteco. Se não foi, vale tentar abordar o sistema por um viés novo. Se você jogar vários sistemas e não ficar satisfeito com nenhum, então é hora de criar o seu próprio sistema, mas esse será o tema de um texto futuro...

Rufus, em dúvida sobre qual sistema escolher para sua próxima campanha... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário