terça-feira, 8 de novembro de 2016

Os Jogadores.

No segundo texto da coluna "Elementos do Jogo", apresentamos os Jogadores, aqueles que são responsáveis por criar e dar vida aos personagens que se aventurarão no RPG.

Jogadores. Este é um termo bem geral, mas quando o usamos no âmbito do RPG estamos nos referindo a todos aqueles que não são o Mestre do jogo.
Fazendo um apanhado geral em tópicos:
  • Quem pode ser um Jogador?
    Qualquer pessoa que saiba jogar RPG ou que tenha vontade de aprender a jogar RPG.
  • Existe idade mínima para jogar RPG?
    Na minha opinião, não. O mundo da imaginação é aberto a todas as pessoas de todas as idades, mas saber ler é fundamental para jogar RPG. O Mestre deve ser cuidadoso com condução das situações em mesas compostas por faixas etárias diferentes (adultos/adolescentes/crianças)
  • Existe restrição de gênero para jogar RPG?
    NÃO.
  • Posso jogar com meus familiares?
    Sim. Apenas tenha cuidado para não misturar as relações entre jogadores e as relações entre personagens
Jogadores são aqueles que criarão os protagonistas da aventura a ser jogada. Normalmente um grupo de amigos ou conhecidos. Caso não se aplique o grupo de RPG é um potencial embrião de grupo de amigos. Afinal, são pessoas que vão se encontrar em intervalos regulares de tempo, e além de jogar vão conversar, trocar suas experiências de vida, comer pizza juntos e tal. Normalmente amizades duradouras nascem na mesa de RPG.
Posso dizer que o atributo mais importante do jogador de RPG é o respeito. Respeito às regras jogo, regras da mesa, às opiniões de jogo (e de fora do jogo) divergentes da sua. Afinal, quando um grupo de quatro ou mais Jogadores começa a debater que rumo tomar, se a houverem atritos e desavenças a coisa desanda completamente.
Como Jogador de RPG é possível de divertir de várias maneiras, mas nada se compara no quesito diversão à dar vida ao seu personagem. "Fazer o teatrinho" de suas falas, gestos e maneirismos. Isso nem sempre é fácil no início, principalmente se você for tímido. Mas com o devido tempo, é a coisa mais bacana do jogo.
Enfim, ser um Jogador é poder criar e interpretar um personagem seu, controlar suas ações e decidir sobre como ele enfrentará a história. É como assistir um filme "de dentro" e com poder de influenciar sua história. Seja você um Cavaleiro ou um Mago numa aventura de fantasia medieval, um Vampiro sombrio que controla a humanidade das sombras em aventuras de suspense/terror atuais ou Pirata Espacial Caçador de recompensas numa aventura de ficção científica. o que importa mesmo é que seu personagem é uma criação sua, com o objetivo de se divertir. Então jogue e divirta-se. Ou divirta-se e jogue.
Na próxima semana apresentaremos o Mestre do jogo.

Rufus (Nesse momento jogando como Kar de Maul, clérigo da deusa Tenebra, no mundo de Tormenta, adaptado para GURPS 4 Edição por Rodrigo "Cabelo")

Nenhum comentário:

Postar um comentário